sábado, 3 de julho de 2010

Hernia Ventral

A cardiologista me impressionou quando pediu um TC do abdomem , nenhum dos outros medicos mesmo sabendo da dor que causa, se preocuparam com isso, e esta medica foi humana, carinhosa e paciente!
Hérnia é, por definição, ruptura; protrusão de um órgão ou parte de um órgão ou de uma estrutura através da parede da cavidade que normalmente o contém. As hérnias abdominais caracterizam-se pelo defeito congênito ou adquirido de camadas da parede abdominal que permitem a protrusão de conteúdo intra-abdominal por entre as camadas, podendo gerar abaulamentos na silhueta do abdome. Difere da evisceração, porque, naquele caso, a abertura da parede abdominal é completa, com total exposição dos órgãos abdominais.


Hérnia Abdominal
O que é?

Hérnia é o abaulamento da região abdominal causado pelo conteúdo abdominal (porções do intestino e gordura abdominal). O abaulamento é decorrente da incapacidade da parede abdominal em conter o conteúdo abdominal dentro da cavidade abdominal. Esta incapacidade é causada pela fraqueza da parede abdominal.
As maiores complicações das hérnias abdominais são o encarceramento e o estrangulamento. O encarceramento é a manutenção do conteúdo abdominal no saco herniário, ou seja, fora da cavidade abdominal, sem retorno deste conteúdo para o seu lugar correto. No estrangulamento, além do encarceramento, há o sofrimento do intestino, devido à falta de circulação. O encarceramento é uma urgência, e a cirurgia para o tratamento da hérnia deve ser realizado o mais rápido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios